Nome:
Guichê Virtual.
O que faz:
A startup é dona de uma plataforma que conecta passageiros às empresas de viagens para a venda de passagens de ônibus online.
Que problema resolve:
O objetivo, de acordo com os sócios, é dar a empresas de ônibus e passageiros praticidade na compra e venda de passagens, além de segurança nas transações. A startup também oferece um sistema de gestão de fraude.
O que a torna especial:
A empresa não trabalha com intermediários na compra de passagens, o que acaba diminuindo as taxas, o os passageiros podem fazer o cancelamento gratuito das transações.
Modelo de negócio:
A Guichê Virtual trabalha como marketplace, e tira uma porcentagem em cima de cada transação.
Fundação:
Janeiro de 2013.
Sócios:
Thiago Carvalho – CEO
Halyson Valadão – COO
Rodrigo Barbosa – CTO
Perfil dos fundadores:
Thiago Carvalho – 34 anos, São José dos Campos (SP) – formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Trabalhou na Embraer nas áreas de Suporte a Operações, Inteligência de Mercado e Estratégia de Produto.
Halyson Valadão – 32 anos, Vitória (ES) – formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Trabalhou na Anac na área de Planejamento e Gestão e na Embraer no setor de Suporte a Operações.
Rodrigo Barbosa – 30 anos, Teresina (PI) – formado em Engenharia da Computação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Trabalhou com Desenvolvimento de Sistemas nas empresas Touch, P2D e GTAC Solutions.
Como surgiu:
A ideia surgiu em meados de 2012, quando os sócios identificaram uma oportunidade no mercado. “Vimos uma grande dificuldade de encontrar informações sobre os horários de ônibus, rotas e empresas. E a compra de passagens de ônibus por meio da internet não era nada prática”, conta Thiago, o CEO.
Estágio atual:
A empresa tem um escritório em São José dos Campos, com 50 colaboradores. Atualmente, ela oferece passagens para mais de 4 mil destinos no Brasil.
Aceleração:
Não buscam.
Investimento recebido:
Em 2016, a empresa recebeu sua primeira rodada de investimentos, liderada pela gestora de capitais Kaszek Ventures. O valor não foi informado.
Necessidade de investimento:
Os sócios não divulgam.
Mercado e concorrentes:
“O mercado de transporte rodoviário ainda tem muitas oportunidades, porque que 90% dos voos estão concentrados em apenas 25 cidades”, diz Thiago. Entre os concorrentes, ele cita o ClickBus e Brasil by Bus.
Maiores desafios:
Segundo o CEO, apenas 5% das passagens de ônibus são vendidas pela internet, porque os passageiros não têm o hábito de comprar suas passagens online. O desafio é reverter esse cenário.
Faturamento:
Não informado.
Previsão de break-even:
Já atingido.
Visão de futuro:
“Ser o parceiro estratégico para cada empresa de ônibus, oferecendo aos seus passageiros a melhor experiência de viagem”, segundo Thiago.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para [email protected] e conheça nosso novo serviço de Mentoria.