Nome:
Molécoola.
O que faz:
Opera a logística reversa de embalagens pós-consumo, incentivando a reciclagem. Por meio de um programa de fidelidade ambiental, a startup dá pontos para os consumidores trocarem por produtos e serviços ao levarem seus recicláveis a uma de suas lojas-containers. O negócio também fomenta o microempreendedor de baixa renda com um sistema de franquias das lojas que facilita a obtenção do microcrédito necessário para o início da operação.
Que problema resolve:
Para as empresas de bens de consumo e para o poder público, colabora com a recuperação dos resíduos, contribuindo para resolver o problema do lixo urbano. Além disso, traz uma oportunidade de crescimento de renda para os profissionais que trabalham com reciclagem e serve de incentivo para os consumidores se engajarem com a causa.
O que a torna especial:
Segundo o fundador, o diferencial é o foco na promoção da educação ambiental através de um programa de fidelidade que incentiva tanto o consumido como o micro-empreendedorismo.
Modelo de negócio:
A startup lucra com a venda para os grandes recicladores dos materiais entregues em suas lojas.
Fundação:
Novembro de 2017.
Sócio:
Rodrigo Jobim Roessler — Fundador
Perfil do fundador:
Rodrigo Jobim Roessler — 45 anos, São Paulo (SP) — é formado em Administração pela FGV, com especializações pelo Insper e Business School São Paulo. Tem passagens por empresas como Accenture, Grupo Votorantim e Totvs.
Como surgiu:
Rodrigo conta que a ideia da Molécoola surgiu quando ele trabalhava em uma empresa na área de resíduos industriais. No meio do processo, ele teve contato com os números de produção de resíduos urbanos, o potencial econômico e as perdas ambientais que isso representa. Com essas informações em mente, desenhou o projeto da startup.
Estágio atual:
Atualmente, a Molécoola divide espaço com outros negócios no Impact Hub de São Paulo e conta com 2,5 mil usuários ativos no sistema. Possui seis lojas na capital paulista e, em dois meses de operação efetiva, já recolheu aproximadamente 20 toneladas de material reciclável.
Aceleração:
Participa do Programa Global de Aceleração da AB InBev, da cervejaria Ambev.
Investimento recebido:
A startup receberá do programa 100 mil dólares.
Necessidade de investimento:
O empreendedor diz que até atingir o equilíbrio entre receitas e despesas operacionais, a empresa deve necessitar de mais 2,5 a 3 milhões de reais, que serão buscados no mercado, entre fundos de investimento e dívidas de instituições de fomento.
Mercado e concorrentes:
“Entendemos que as oportunidades são grandes ao mesmo tempo em que o mercado é bastante desafiador”, fala Rodrigo. Segundo ele, há iniciativas similares no mercado, mas de baixo volume de material e com foco apenas em marketing. O fundador também aponta projetos voltadas para comunidades de baixa renda, como o programa da Eletropaulo.
Maiores desafios:
“A falta de educação ambiental é o principal desafio. Para se ter ideia, cerca de 40% dos resíduos que os consumidores separam como recicláveis em casa não são de fato recicláveis. É um número assustador”, conta o empreendedor.
Faturamento:
Não informado.
Previsão de break-even:
Segundo semestre de 2019.
Visão de futuro:
“Nosso plano de expansão tem uma meta de curto-prazo de 100 lojas e uma meta de mil em até cinco anos de operação”, afirma Rodrigo.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
A startup ajuda empresas a reduzirem suas emissões de CO2 ao oferecer incentivos para os colaboradores se locomoverem de forma menos poluente, seja fazendo uma caminhada, usando bikes, veículos elétricos ou transporte público.
Com uma metodologia própria, a startup capacita catadores de materiais recicláveis, pescadores artesanais e agricultores familiares para encontrarem oportunidades na economia circular e auxilia empresas a se tornarem mais sustentáveis.