Nome:
Bonuts.
O que faz:
A startup tem aplicativo que serve como ferramenta de marketing de conteúdo gerado pelos próprios usuários. Eles tiram uma foto e a decoram com o filtro da sua marca favorita. A cada foto compartilhada é possível ganhar descontos, brindes ou pontos para trocá-los por milhas aéreas.
Que problema resolve:
O app empresa faz a mediação do conteúdo e acompanha o engajamento da ação para o cliente (empresa). As fotos são avaliadas antes de serem compartilhadas nas redes sociais e o total de fotos, pontos e benefícios são definidos antes da campanha ir para o ar.
O que o torna especial:
Segundo os sócios, o Bonuts oferece uma experiência de valorização da relação entre pessoas e marcas com sentimento de ganho mútuo. Além disso, por gerar campanhas feitas pelos usuários em suas rede sociais, elas ficam imunes a bloqueadores de anúncios.
Modelo de negócio:
Há dois modelos: a venda das campanhas para as marcas (onde o valor da campanha é cobrado por foto) e a revenda de pontos de milhas aéreas, quando a empresa deseja oferecê-las como benefício.
Fundação:
Agosto de 2016.
Sócios:
Renata Chemin – Co-fundadora e CEO
Bruno Medeiros – Co-fundador e Novos Negócios
Fernando Ott – Co-fundador e CTO
Perfil dos fundadores:
Renata Chemin – 27 anos, Curitiba (PR) – formada em Pedagogia pela UFPR. É atriz desde os oito anos, aos 18 se profissionalizou, criou a própria cia de teatro e o próprio espaço cultural em Curitiba, do qual acabou se desligando depois. É também fundadora d’O Polen, startup de impacto social.
Bruno Medeiros – 36 anos, Curitiba (PR) – formado em Economia pela UFPR. É investidor, mentor e empreendedor serial, foi co-fundador da Compra3 e atua ativamente através no crescimento de startups como BeautyDate e Goleiro de Aluguel, entre outras startups.
Fernando Ott – 28 anos, Telêmaco Borba (PR) – formado em Ciência da Computação pela UFPR. Trabalhou desde muito novo com empreendedorismo e programação, desenvolvendo próprias ideias e em e-commerces como Walmart, B2W, Buscapé. É também fundador d’O Polen.
Como surgiu:
“Eu percebei muitas marcas fazendo campanhas de engajamento de clientes e usuários pedindo: ‘compartilhe algo com a hashtag tal e concorra a alguma coisa’. Depois de considerar todos os problemas que uma campanha gerada pelo usuário poderia causar, enxerguei uma grande oportunidade de negócio, de criar uma ferramenta que facilite esse tipo de ação e diminua os riscos”, conta Renata.
Estágio atual:
A empresa opera do CWBe coworking em Curitiba. Há cinco pessoas na equipe. O aplicativo foi lançado no dia 9 de novembro deste ano e atualmente há três campanhas disponíveis para usuários utilizarem.
Aceleração:
Não buscam no momento.
Investimento recebido:
Não informado.
Necessidade de investimento:
Os sócios vão abrir uma rodada em dezembro. O valor ainda não foi definido.
Mercado e concorrentes:
“As marcas estão em busca de inovação e diferenciação em seu marketing, e com o Bonuts cada campanha é muito diferente uma da outra por ser bem personalizável”, diz Renata. Para ela, suas principais concorrentes nacionais são a Squid It e Bonuz.
Maiores desafios:
Segundo a CEO, o maior desafio atual é “mostrar para as pessoas que é possível ganhar milhas aéreas de maneira fácil, justa e gratuita”.
Faturamento:
Ainda não há número fechado.
Previsão de break-even:
Em nove meses.
Visão de futuro:
“Queremos expandir as maneiras do usuário interagir com marcas e abrir portas em outros países ainda no final do próximo ano”, diz Renata.
Onde encontrar:
Site
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para [email protected] e conheça nosso novo serviço de Mentoria.
Para quem quer contratar influenciadores, a startup garante segurança e praticidade neste processo. Já para os criadores de conteúdo, a principal vantagem é ampliar o leque comercial.
A plataforma reúne grandes nomes do mercado alimentício em um mesmo lugar, com aulas novas adicionadas todo mês sobre temas que vão desde a mão na massa até vendas, marketing digital, delivery etc.