A blockchain se espalhou
O sistema que possibilitou a criação da bitcoin, a blockchain, está sendo adotado por startups brasileiras para aumentar a eficiência de operações financeiras e a fiscalização de contratos de patentes. Na reportagem do Estadão, no link acima, Bruno Capelas cita os exemplos da OriginalMy e Bart Digital e MeuCrédito, duas empresas nacionais que atuam em frentes diferentes – autenticação de documentos e crédito agrícola – e já usam a tecnologia melhorar as suas operações.
Marketing sem exagero
Desenvolver o seu produto é uma das maiores prioridades de uma startups. Mas a forma como ele é promovido define o seu crescimento. Em um texto na Forbes, Obinna Ekezie, fundador e CEO da Wakanow, companhia de viagens africana, diz que uma boa estratégia de marketing ajuda a construir uma base de consumidores no início de um negócio – uma época importante para conseguir financiamento. Leia mais no link acima.
Um futuro para a água
A escassez de água no futuro é uma das maiores preocupações de ambientalistas, e o projeto WaterSeer foi criado como alternativa para combater o problema. A turbina, desenvolvida pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, em parceria com o National Peace Corps Association, pode encher até 11 galões de água por dia. Ela condensa a umidade do ar e armazena a água embaixo da terra. Assista ao vídeo do link acima para ver como ela funciona.
Jornada Parsifal21
De 8 a 10 de novembro, a EcoSocial, empresa que presta serviços de formação, coaching e consultoria organizacional, vai levar a sua Jornada Parsifal21 a São Paulo. O objetivo é reunir um grupo no qual as pessoas podem ver o que está emergindo e estimular os participantes a dar passos importantes na realização de seus projetos. O investimento é de 2 100 reais. Para participar, acesse o link acima.