SPONSORS:

Seleção Draft – Apoie-se nas checklists

- 3 de agosto de 2018
Fazer aquela listinha básica para conferir se nada foi esquecido ainda é uma (velha) e boa estratégia.

Apoie-se nas checklists
Você já gastou horas preparando uma apresentação e, momentos antes de falar, percebeu que seu laptop estava com a bateria descarregada? Se nesta ocasião, uma checklist tivesse sido preparada, o prejuízo poderia ser menor. É esta recomendação da Forbes para pessoas de modo geral (mas muito útil para empreendedores). O texto destaca que listas de afazeres nos lembram dos passos mínimos necessários que devemos tomar e os tornam explícitos. O artigo do link acima ainda indica dois modelos “matadores” de checklist. O primeiro funciona como uma “receita culinária” em que se escreve como se deve executar determinada atividade. É ideal para quando se pretende delegar uma tarefa. Já o segundo tipo é mais uma confirmação do que deve ser feito. E evitaria, por exemplo, problemas simples como o da bateria descarregada.

 

Investidor implacável
A PEGN traz uma conversa com Anderson Thees, fundador da Redpoint e.ventures, com dicas para startups de como conseguir a atenção e o apoio de investidores. O texto (link acima) conta que o executivo, considerado “implacável”, diz, em média, um “sim” para cada 200 “nãos” aos empreendedores em busca de um pedacinho dos 130 milhões de dólares disponibilizados pelo fundo. Ele afirma: “Sendo bem cruel, mas falando a verdade, metade desses “nãos” são para empreendedores que não estão fazendo um bom trabalho”. Sobre os requisitos básicos para passar no seu crivo, ele cita: um bom time, CEO capaz de atrair pessoas complementares, tamanho do mercado e produto.

 

Impacto e Retorno Financeiro
Acontece, em São Paulo, na próxima quarta-feira (8) o painel “Impacto e Retorno Financeiro”. O evento, promovido pelo Quintessa em parceria com o CoLABore (iniciativa da Unibes Cultural para incentivar o empreendedorismo criativo e social) busca disseminar o que os negócios de impacto fazem para solucionar desafios relevantes da sociedade. Entre os convidados estarão a diretora do Quintessa Anna de Souza Aranha, o especialista em economia circular e fundador da Boomera Guilherme Brammer e o fundador da 4YOU2 Gustavo Fuga. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link acima.

 

Braskem Labs Challenge
E vão até o dia 11 as inscrições para o Braskem Labs Challenge. Em parceria com a Innoscience, a empresa busca  startups que tragam soluções para oito desafios, entre eles, otimizar o resíduo plástico pós-consumo e usar a realidade virtual para a simulação de plantas. Além disso, os negócios devem atender a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As selecionadas poderão desenvolver uma proposta de projeto piloto em parceria com a empresa e até se tornarem fornecedoras da Braskem, que tem um Brand Channel aqui no Draft. Mais informações sobre o processo no link acima.

Veja também:

Quais são as fases de investimento em uma startup no Brasil e quem são os principais agentes desse processo

- 21 de agosto de 2018