Atrito sempre existe
É um post curtinho e simples, mas interessante. Pedro Waengertner, da aceleradora ACE, escreveu em seu perfil no LinkedIn que é comum as pessoas acharem que culturas inovadoras não têm conflito. Ele argumenta, no link acima, que é justamente o oposto:
“O conflito faz parte da natureza de um ambiente com muita gente inteligente e problemas difíceis pra resolver”
E continua: “Quando está tudo tranquilo e ninguém discorda de nada, claramente existe um problema. É preciso que TODOS tenham voz para discordar e desafiar”.
Report Indústria 4.0
O Distrito acaba de lançar um relatório sobre o ecossistema de inovação fabril do Brasil, mapeando mais de 200 startups da Indústria 4.0 no país. Segundo o levantamento, esses negócios se dividem em nove categorias: AI/Machine learning; automação; Big Data & Analytics; Energia; Impressão 3D; IoT/Sensores/Monitoramento; Logística; Realidade Virtual e Aumentada; e Robótica e Drones. Do total, 72,6% dessas startups se concentram no Sudeste, 25,1% no Sul e apenas 2,2% no Nordeste. O report também fala das metas para o futuro da Indústria 4.0 por aqui, entre elas, zerar impostos e importações sobre equipamentos relevantes e investir 30 milhões de reais em testbeds (plataformas de experimentação de tecnologia) em 2018-2019. É possível baixar o material completo pelo link acima, após um breve cadastro.
Regulamentação de impacto
Na Aupa, Fel Mendes, jornalista e cofundador da Honeycomb, faz um balanço das ações da Estratégia Nacional de Investimento e Negócios de Impacto (ENIMPACTO) um ano após a sua criação. Trata-se de um grupo composto por órgãos do governo e entidades privadas para discutir meios de fortalecer o setor de negócios de impacto no Brasil. Ele conta que um dos objetivos da organização é criar, junto ao Congresso, uma personalidade jurídica que diferencie os negócios de impacto de outros empreendimentos, mas diante do ano eleitoral, Fel conta que essa atuação foi limitada. No texto (link acima), o autor ainda fala que algumas medidas do novo governo, como a já anunciada extinção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a possibilidade do fim do SIMPLES, podem barrar o avanço das propostas da ENIMPACTO. Vale ler para entender.
Smart City Expo Curitiba
Já estão abertas as inscrições para o Smart City Expo Curitiba. A 2ª edição brasileira do “maior evento sobre cidades inteligentes do mundo” acontece em 21 e 22 de março. Nos dois dias de evento, especialistas nacionais e internacionais das áreas pública, privada e do Terceiro Setor trarão cases e debaterão sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade. O acesso à área da feira é gratuito, mas para participar do congresso é necessário comprar o passaporte, que sai por 900 reais até 31 de janeiro. Mais informações no link acima.