Cópia ou inovação?
Copiar algo que já “deu certo”, como um serviço ou modelo de negócio, é ruim? O novo texto postado no blog do Worth a Million traz argumentos que mostram que não. Mas como promover inovação não é só modificar uma ideia, o texto traz as opiniões de especialistas mas diz que não há uma fórmula correta, mas inovar e liderar uma tendência é fundamental. Principalmente no Brasil (onde há muitas cópias de startups gringas), mas muitos mercados só se desenvolvem quando essas “imitações” colaboram para uma cocriação. Leia mais no link acima.
Monetização de apps
À medida em que o número de aplicativos cresce a cada dia em lojas mobile, uma só forma de monetização não dá conta de sustentá-los. No VentureBeat, Andrew Gerhart diz que a melhor solução para criar formas criativas de negócio é dividir seus consumidores em segmentações:
1) Usuários que gastam sempre dentro do aplicativo;
2) Consumidores em potencial, que vez ou outra fazem compras internas;
3) Usuários que usam apenas a versão gratuita do app.
Essa divisão ajuda o empreendedor a desenvolver ferramentas para gerar valor para cada público.
A Grande Mudança
O futuro da economia é o tema do artigo de Jason Dorrier no Singularity Hub, no link acima. A principal questão do texto gira em torno da centralização de poder por grandes corporações. Ela vai continuar acontecendo? Ou a economia sob demanda vai nos tornar prestadores de serviço cada vez mais pulverizados? A aposta de John Hegel, diretor de inovação da Deloitte, é na “Grande Mudança”, uma transformação histórica onde empresas perdem o protagonismo e dividem a produção com pequenos empreendedores.
Open Innovation Day
No dia 31 de maio, os estudantes do centro Coppe-Columbia vão apresentar seus projetos de tecnologia e soluções urbanas no Open Innovation Day, no Rio de Janeiro. O evento vai mostrar o resultado de desafios e será realizado no Centro de Gestão Tecnológica CGTEC. Para mais informações, acesse a apresentação do evento, no link acima.