Os dois lados da moeda
O coach executivo Chris Pearse escreve na Forbes sobre três dicotomias que fundadores costumam enfrentar na jornada empreendedora. A primeira é obter o maior valor possível com a venda de seu produto versus agregar o maior valor possível ao cliente, já a segunda contrapõe a concentração do poder à capacidade de soltar as rédeas e deixar a equipe contribuir livremente, por fim, a terceira fala da procura por um propósito em contrapartida à busca apenas por dinheiro. Leia mais no link acima.
Crie a cultura da sua marca
Para Denise Yohn, autora do livro Fusion (de Fusão, em inglês), empresas renomadas como Airbnb, Uber, Nike e Google só conseguiram obter sucesso porque souberam alinhar e integrar o posicionamento de suas marcas com a cultura de seus negócios. O Inc. reproduz, no link acima, cinco estratégias da escritora para colocar isso em prática: implantar o design organizacional em todas as operações; preocupar-se com a experiência dos colaboradores tanto quanto com a dos consumidores; garantir que as pequenas conquistas sejam celebradas; fortalecer o engajamento da equipe e, em último caso — se não for possível mudar a cultura da empresa — a recomendação é redefinir a identidade da marca.
Comida do futuro
No Singularity Hub (link acima), Darlene Damm, diretora da Faculty of Global Grand Challenges, usa como gancho o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, situação em que geralmente as mesas estão fartas, para falar que no futuro não existirá escassez de alimentos graças a avanços tecnológicos como fazendas robotizadas, carnes “cultivadas” em laboratório e delivery e preparação de pratos por robôs. No entanto, seu questionamento é sobre como essas mudanças afetarão nosso modo de vida e nossa cultura: “O Thanksgiving (assim como outra datas comemorativas) celebra a comunidade e a partilha de alimentos, mas com a abundância e menos necessidade das pessoas dependerem umas das outras, como se criará comunidade, compartilhamento e cultura neste novo mundo?”.
DT Conference
São Paulo recebe, entre os dias 26 e 27, o DT Conference, evento organizado pelo laboratório de inovação Echos, na EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas). O objetivo é impulsionar a rede brasileira de designers e inovadores a se conectar, além de fomentar discussões sobre como o Design Thinking pode contribuir para a criação de futuros desejáveis nas organizações e na sociedade. Entre os palestrantes estão: Jaakko Tammela, da Fjord, Clara Bidorini, da Kyvo, e Ulrich Weinberg, da HPI DSchool. Os ingressos custam mil reais e podem ser comprados pelo link acima.