Rafael Loschiavo, um dos sócios da Noocity, conta como é empreender com ecologia e agricultura urbana. Ele conta como funciona o principal produto da empresa, as chamadas “growbeds”, que são canteiros para hortas com tecnologia para reter e captar água da chuva, dessa forma não precisam ser regados diariamente.
Ele conta que a Noocity identificou as principais barreiras para o crescimento do negócio — falta de tempo, falta de espaço e falta de conhecimento — e por isso, além de vender os produtos, disponibiliza em seu site conteúdo para facilitar a vida do novo agricultor urbano.
Mas não tem mágica. “As coisas não acontecem de uma hora para a outra”, ele diz, e dá algumas dicas que valem para qualquer empreendedor: “Não pare de aprender. Quando você começa a empreender acha que algumas coisas são novidade, mas depois percebe que muitos tutoriais já existem e já estão no mercado”.
Play para ver mais!
Mesmo com diversas vantagens em relação ao campo, as fazendas urbanas demoram a deslanchar no Brasil. Conversamos com o cofundador da Pink Farms para entender os desafios de cultivar hortaliças em um galpão na maior metrópole do país.
Galinhas felizes voam mais alto? Saiba como a Raiar Orgânicos vem combinando agricultura regenerativa, bem-estar animal, tecnologia e gestão de ponta a ponta para faturar milhões e dar um salto na forma de se produzir ovo caipira no Brasil.
A distância entre o campo e a cidade põe em risco o frescor de legumes e verduras. Saiba como a Be Green transforma shopping centers em fazendas urbanas para reduzir o desperdício e encurtar a cadeia de produção de hortaliças.